Créditos      Sobre
Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da Universidade de São Paulo - Créditos

A BIBLIOTECA DIGITAL DE OBRAS RARAS, ESPECIAIS E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DA USP é a 2a. edição revista e ampliada da Biblioteca Digital de Obras Raras da USP inaugurada em 29 de outubro de 2003, com apoio do CNPq por meio de um projeto do SIBiUSP e da Comissão Central de Informática, coordenado pela Profa. Dra. Laura de Mello e Souza (FFCLH-USP) onde foram digitalizados 38 livros do século XV a XVII. Desde tal época, o SIBiUSP, consciente do seu papel na formação e desenvolvimento do espírito científico e crítico da comunidade uspiana e na democratização do acesso à informação, vem trabalhando para facilitar e agilizar o acesso ao acervo significativo e de alto valor histórico sob a guarda da Universidade de São Paulo.

A Biblioteca Digital, lançada em 2013, sob a responsabilidade da Divisão Biblioteca de Obras Raras e Especiais do Departamento Técnico do SIBiUSP, é constituída de material bibliográfico diversificado – livros, folhetos, revistas, jornais dentre outras tipologias cobrindo do século XV a XX – e selecionado segundo parâmetros que o considerem raro ou precioso, definidos pelo SIBiUSP sempre com assessoramento de especialistas na área, podendo incluir obras antigas, mas também obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres. Além disso, inclui documentação histórica da própria Universidade, cujas ações impactam tanto a vida e costumes de diferentes épocas de nosso estado e país, quanto o desenvolvimento nacional de várias áreas do conhecimento.

A ampliação do escopo e acervo da Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP é resultado da parceria entre a equipe do SIBiUSP e do Projeto Brasiliana USP, e de substancial apoio do projeto FAPESP “Infraestrutura para a pesquisa de coleções raras e especiais da USP/UNESP/UNICAMP: recolhimento, preservação, organização e disponibilização para acesso à comunidade científica nacional e internacional” (Processo n. 2009/54784-7), que objetiva proporcionar acesso a conteúdos eletrônicos e digitais de coleções raras e especiais da USP, UNESP e UNICAMP, coordenado pela Profa. Dra. Sueli Mara S. P. Ferreira, Diretora Técnica do SIBiUSP e professora da FFCLRP-USP.

A atualização e substancial aumento dos equipamentos do Laboratório de Digitalização e Preservação Digital do Departamento Técnico do SIBiUSP, com apoio tanto do projeto acima mencionado como também apoio FINEP, garantiu o estabelecimento das diretrizes e normas atuais para o processo de digitalização do acervo USP, observando-se padrões nacionais e internacionais de tratamento, processamento e preservação digital. A consulta às obras aqui incluídas é livre e gratuita a pesquisadores e público em geral nacional e internacional.



O vídeo abaixo ilustra o processo de digitalização atualmente em uso no SIBiUSP:



Laboratório de digitalização de Obras - SIBiUSP [HD]

por sibiusp

Busca no acervo

Listar por